sábado, 26 de março de 2011

Postulados éticos

Quem ouvisse os seus discursos ficava arrebatado pelas ideias elevadas que defendia. O discurso era fluente, embora repetitivo. Nada de hesitações na escolha das palavras, embora fossem sempre as mesmas. Nenhum conceito era mal delineado, embora já soassem a vazios. Nenhuma verdade defendida era inumana, embora causassem dano. Nenhuma alegação era politicamente incorrecta, embora nenhuma delas fosse verdadeiramente patriótica. Nenhum postulado ético enumerado merecia reparo, embora nunca os pusesse em prática.

sábado, 12 de março de 2011

É carnaval ninguém leva a mal

Os folguedos saturninos continuam.
Este ano as máscaras de renda foram postas de lado. Ninguém se esconde, todos se conhecem. Não vale a pena disfarçar os trejeitos nem adelgaçar a voz.
O enterro, em folias desmedidas, sobe a rua empedrada. De onde em onde, nos ajuntouros, param, riem, pregam-se partidas uns aos outros, lançam-se farinha, esguicham água, enfurretam quem passa. O padre sacrílego, na frente do cortejo, vai revelando as fraquezas e os pecados ocultos durante todo o ano. Na praça voltam a parar, fingem um parto difícil, a criança finalmente nasce, ninguém é poupado. As folias continuam na Rua de Trás. A inversão das coisas atinge o clímax. O morto, num estertor de morte, levanta-se e grita…

quarta-feira, 9 de março de 2011

Phil Collins



Em jeito de homenagem a um homem criativo que agora se retira dos palcos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Notícia de Jornal

Este ano os deuses reuniram-se, mais uma vez, no Monte Hollympowood. Divinamente vestidos, cintilantes como estrelas posaram para as máquinas fotográficas, passearam-se em passadeiras vermelhas e acenaram aos humanos que acorreram ao local em grande número.
Tanto quanto se pode apurar na agenda havia um único ponto a discutir: o auto-endeusamento.
Tudo leva a crer que ao longo do ano a deificação continuará. Neste momento, as revistas cor-de-rosa rezam em todas as páginas, especialmente em notas de rodapé, para que muitos deles caiam em desgraça porque só assim sobreviverão.