domingo, 17 de maio de 2009

Os velhos.

Ensine-se. Ensine-se história nas escolas. Criem-se centros de lições aprendidas, centros de interpretação, organizem-se congressos de história, não se deixe parecer que o mundo começou agora, não se deixe passar a ideia de que todo o passado não merece crédito. Valorizem-se os velhos. É preciso ouvi-los, escutá-los, entendê-los, é preciso ter a certeza que todos percebem, que tudo aquilo, o já vivido, conta. É preciso valorizá-los. Deixem-nos ser eles a julgar, eles sim, têm a sabedoria do bom-senso e a justeza do meio-termo.

3 comentários:

Amaral disse...

Sá Gué
A nossa sociedade trata os velhos como lixo, como empecilhos. Em África, no Japão... são vistos como experientes, respeitados e portadores de sabedoria.
Boa semana
Abraço

Júlia Ribeiro disse...

Sá Gué:
O meu comentário sobre História e sobre Os Velhos deveria ter sido feito aqui. Troquei os lugares. Desculpe lá o mau jeito.
Abraço
Júlia

António Sá Gué disse...

Cara amiga,
Os seus comentários ficam bem em qualquer lado. Pessoas com a sua sensibilidade, podem escrever em qualquer sítio, em qualquer tempo. Os seus comentários têm a sabedoria do tempo e a intuição do lugar. São sempre adequados, ficou bem na mesma. Não vou mudar.

Abraço!