domingo, 14 de agosto de 2011

Mais fundo…


No princípio eram os “Indignados”. No início do verão as televisões não se cansaram de repetir. Era gente anónima a protestar sentado, a fazer lembrar os movimentos de contracultura da década de 60 do século anterior. Agora, de repente, foi a revolta londrina, a surgir do nada, quase espontânea. Mas será espontânea? Não será a outra face da mesma moeda?
Avance a razão, avance a ciência. Dêem dois passos em frente os sociólogos e os psicólogos. Estudem a doença e descubram o vírus, antes que seja tarde. Inquietem-se. Mostrem-nos a verdade.
É preciso ir mais fundo, é necessário Descascar a Cebola, como diz Günter Grass, retirar camada após camada, perceber qual a origem dos sinais. É preciso ir mais fundo e ser capaz de percepcionar os acontecimentos sempre numa perspectiva histórica e sociológica porque, em boa verdade, nada acontece por acaso. É preciso ir mais fundo porque os acontecimentos têm sempre causas. Todos sabemos que à acção corresponde sempre uma reacção de força igual e sentido diferente. Vá-se ao fundo, não se fique apenas pelas imagens das televisões que apenas nos mostram aquilo que gostamos ver.

2 comentários:

Wanda Wenceslau disse...

Olá, Sá Gué.
Fico sempre pensando de como seremos vistos no futuro! Como será descrito o fim do milênio passado e o começo deste milênio. Desde criança eu ouvia falar na virada do milênio, e nossa geração teve o privilégio de acompanhar, mas, lá se vão onze anos dessa virada, fica a questão: melhorou? piorou? ficou igual? A globalização aconteceu para qual finalidade? destino?
Esse teu texto faz refletir!

Abraço
Wanda

António Sá Gué disse...

Olá, Wanda!

Seja bem-vinda.
É, sem dúvida, para refletir e saber se de fato é um vírus, tal como lhe chamei, ou se é a semente de alguma mudança.

Quero querer que ainda vamos viver o suficiente para saber o resultado.