segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Na Intuição do Tempo

Será possível fazer a síntese de um determinado tempo e percepcionar o futuro? Que movimentos, que ideias nos influenciaram e nos fizeram seguir em determinada direcção? Este é o propósito deste livro, que procura condensar alguns dos movimentos sociais do século XX, materializados em personagens que interagem entre elas dentro do comboio do tempo, um tubo de ensaio onde as personagens ora exteriorizam os seus pensamentos, ora os verbalizam, ora comentam a paisagem que vai surgindo através da vidraça do imperecível comboio, permanentemente fustigado pela força das intempéries da tecnologia e que o engenheiro Norberto acredita dominar.
Nada acontece por acaso.
Que influência teve nas gerações seguintes a revolução geracional dos anos 60, representada pelo Horácio, um estudante influenciado pelo movimento hippie? Que peso teve a queda do muro de Berlim e a Guerra Fria que o mundo viveu, e que morreu com o Gonzaga, um comunista idealista que ainda acredita na luta do proletariado? Aonde nos conduz o homo pouco sapiens que, embalado pelo chouto do comboio da globalização e do consumismo desenfreado, ainda acredita ser o maquinista e dominar a máquina, travar e acelerar sempre que o desejar, mas, em boa verdade, já não tem os freios para poder orientar essa possante besta que a todos arrasta?

Voltar

4 comentários:

Wanda Wenceslau disse...

Olá!

Estou curiosa para saber as respostas!
Como se comportarão esses personagens?
Acredito que fará muito sucesso!
"Você escreve muito", como se diz por aqui, esse muito, já engloba todos os bons adjetivos!

Sucesso!

Abraço
Wanda

António Sá Gué disse...

Não sei se consegui fazer a tal síntese que inicialmente tinha como meta. Provavelmente não encontrei os ingredientes (personagens) correctos e, por isso mesmo, comboio vai acabar por descarrilar. Valeu pela tentativa.

Abraço!

Júlia Ribeiro disse...

Os destinos podem ser vários e variados, mas é o percurso o que nos marca corpo e alma.
Creio que valeu pela tentativa e pela execução.
Diga-me onde posso adquirir o livro ou, pelo menos, dê-me o endereço da editora ( Lema de Origem , não é?). Se fizer o favor.

Um abraço grande
Júlia

António Sá Gué disse...

Olá, Júlia!
Ainda está na gráfica.

Abraço.